Powered By Blogger

viernes, 13 de mayo de 2011

Rutas de chaski difunde importancia histórica de Machu Picchu en Brasil

Esta semana medios de prensa escrita  (de tirajes millonarios) difundió en sus SUPLEMENTOS de viaje,  especiales sobre el centenario del descubrimiento científico de Machu Picchu y su importancia histórica.  Resalta también en una entrevista exclusiva a "el Chaski", la poca participación y validación de derechos territoriales de las comunidades y pueblos indígenas en el Peru.  

Es parte del incansable trabajo de Rutas de Chaski en la  difusion y salvaguarda  de nuestro  patrimonio cultural. 

'É preciso ouvir os povos nativos'

ENTREVISTA - Felipe Varela, especialista em cultura andina e nos caminhos incas

10 de maio de 2011 | 6h 00


Arquivo Pessoal/DivulgaçãoChaski. 15 anos na estrada

Fábio Vendrame - O Estado de S. Paulo

Conhecido como "El Chaski" (‘O Mensageiro’, em quéchua), Felipe Varela é especialista em culturas ancestrais andinas e um intrépido aventureiro peruano. Há 15 anos vem percorrendo o Qhapaq Ñan, rede de caminhos que interligava o Império Inca. Recentemente, Varela conduziu um documentário sobre a civilização inca para o History Channel. A seguir, os principais trechos da entrevista:
Por que decidiu trabalhar com os caminhos pré-hispânicos?
Depois de muita pesquisa, decidi percorrer a vasta rede de caminhos a pé, vendo de perto tudo o que nossos ancestrais aprenderam com o conhecimento do território, de sua geografia e dos recursos disponíveis. Os povos andinos desde sempre cruzaram as cordilheiras nevadas, dos pampas do altiplano até a costa ou a selva. Essas mesmas rotas de intercâmbio se mantiveram e foram sendo aperfeiçoadas por culturas como as de caral, moche, wari e outras. Delas os incas herdaram tudo isso e, em menos de 100 anos, conseguiram articular mais de 5 milhões de quilômetros quadrados por meio de caminhos interligados.


O que é exatamente o Qhapaq Ñan? Quantos quilômetros tem?
Bom, a tradução é "caminho supremo" e o impressionante dos trajetos é que sua tecnologia transpassou o tempo e ainda segue funcionando, articulando povos que seguem a intercambiar seus produtos. Durante seu esplendor deve ter alcançado mais de 40 mil quilômetros.
Quais são os atrativos?
Definitivamente, o povo, suas tradições e os costumes que ainda guardam. Depois, o desenho dos caminhos não apenas por sua construção, mas também pelo funcionamento: há depósitos de alimentos, canais de drenagem, pontos de apoio, pousadas, centros administrativos e de manufatura, zonas de produção e de cultivo agrícolas... Além disso, a planificação e a logística desses caminhos são incríveis. Seu calçamento adaptado a diferentes altitudes permite cruzar uma região com neve e chegar a uma área bastante quente dentro de um vale, diante de paisagens diferentes.
Que caminhos incas estão abertos ao turismo?
O principal deles é mesmo a Trilha Inca. Mas tem um modelo de desenvolvimento que não beneficia as comunidades locais. Apenas operadoras e empresas do ramo obtêm lucros. A proposta pela qual trabalho defende uma modalidade de turismo comunitário que pode e deve ser administrada pelos líderes locais, com visão e organização próprias. Enfim, que haja envolvimento dos verdadeiros donos do território por onde passam os caminhos.
O governo tem investido nisso? Há projetos de desenvolvimento e conservação das rotas incas?
Sim, existe interesse dos seis países que fizeram parte do Império Inca (Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina), mas apenas de maneira simbólica. Há instituições que parecem ‘descobrir a pólvora’ a cada vez que veem os caminhos e alucinam com o turismo, mas ninguém consulta os moradores... Não os veem porque só querem ver o dinheiro que podem ganhar com o turismo.
Tópicos: , Suplementos, Viagem

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,e-preciso-ouvir-os-povos-nativos,716967,0.htm


AUN HAY MAS SOBRE EL TEMA :
 

www.estadao.com.br/estadaodehoje/.../not_imp707368,0.ph
oglobo.globo.com/.../the-history-channel-estreia-exploracao-inca-serie-gravada-em-deslumbrantes-locacoes-peruanas-924040060...


www.vcfaz.net/viewtopic.php?t=148848


noticiasdatvbrasil.wordpress.com › Audiencia e Tv 


discoveryblog-documentarios.blogspot.com/.../documentarios-history-channel.html


www.centraldatv.com/.../serie-exploracao-desvenda-os-segredos.html 
rainbowdocumentarios.blogspot.com/.../exploracao-inca-as-bases-do-imperio-ep.html


www.estadao.com.br/.../suplementos,isto-e-incrivel-ha-mais-de-800-anos,695107,0.htm


televisao.centralblogs.com.br/post.php?...inca...


xtra.globo.com/.../the-history-channel-estreia-exploracao-inca-serie-gravada-em-deslumbrantes-locacoes-peruanas-1361175.html


201.7.179.5/.../the-history-channel-estreia-exploracao-inca-serie-gravada-em-deslumbrantes-locacoes-peruanas-924040060.asp - 


blog.lineup-br.com/.../history-investiga-segredos-e-mitos-da.html - 


televisaoemaracaju.blogspot.com › Programação


ocanal.org/tag/exploracao/


infograficos.estadao.com.br/galerias/gerar/371 


www.diariodepernambuco.com.br/2011/03/.../viver11_1.asp


diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=962490


tvacabodigital.wordpress.com/category/canais/page/4/


centralviaembratel.blogspot.com/.../history-investiga-impressionante.html -


oestadopr.pron.com.br/__...__/sql_select/?...


moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/... 

No hay comentarios:

Publicar un comentario